MULHERES POR MULHERES: AS NARRATIVAS EM IMAGENS DE PINTORAS BRASILEIRAS

Caio Pizano, Elisa Bara, Elisa Correa, Isabela Grippe, Júlia Laktin, Júlia Monteiro, Letícia Bonoto, Letícia Rezende, Rayane Ferrante, Sofia Ronzani, Letícia Nogueira

Resumo


Vivemos em um mundo permeado por imagens e, nos dias atuais, criadas e postas em circulação em uma velocidade inimaginável em séculos passados. As novas mídias, tanto facilitam a produção, quanto a divulgação do acervo icônico contemporâneo. Até o advento da fotografia, nas primeiras décadas do século 19, as sociedades contavam apenas com os seus artistas do desenho e da pintura para eternizar, em imagens, os temas e pessoas julgados dignos ou suficientemente interessantes para entrar para a história (da arte e da vida). A partir de então, os artistas da pintura precisaram se reinventar e o fizeram colocando em xeque formas (técnicas) e conteúdos (temas). Mas o que leva algumas pinturas a resistirem melhor do que outras ao teste do tempo? Há temas mais relevantes ou passa melhor nesta “prova” do tempo quem consegue expressar-se sobre os anseios de sua época, sem perder a conexão com o passado e com o futuro? Para refletir sobre esta indagação, questão problema da pesquisa que originou este artigo, optou-se por analisar imagens menos conhecidas de pintoras brasileiras consagradas, nas quais as mulheres são protagonistas. Utilizou-se como metodologia a semiótica peirceana, especialmente, a lógica em camadas (primeiridade, secundidade e terceiridade).

Palavras-Chave: Arte. Imagem. Mulheres. Semiótica. Pintoras Brasileiras.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).