MULHERES POR MULHERES: AS NARRATIVAS EM IMAGENS DE PINTORAS BRASILEIRAS
Resumo
Vivemos em um mundo permeado por imagens e, nos dias atuais, criadas e postas em circulação em uma velocidade inimaginável em séculos passados. As novas mídias, tanto facilitam a produção, quanto a divulgação do acervo icônico contemporâneo. Até o advento da fotografia, nas primeiras décadas do século 19, as sociedades contavam apenas com os seus artistas do desenho e da pintura para eternizar, em imagens, os temas e pessoas julgados dignos ou suficientemente interessantes para entrar para a história (da arte e da vida). A partir de então, os artistas da pintura precisaram se reinventar e o fizeram colocando em xeque formas (técnicas) e conteúdos (temas). Mas o que leva algumas pinturas a resistirem melhor do que outras ao teste do tempo? Há temas mais relevantes ou passa melhor nesta “prova” do tempo quem consegue expressar-se sobre os anseios de sua época, sem perder a conexão com o passado e com o futuro? Para refletir sobre esta indagação, questão problema da pesquisa que originou este artigo, optou-se por analisar imagens menos conhecidas de pintoras brasileiras consagradas, nas quais as mulheres são protagonistas. Utilizou-se como metodologia a semiótica peirceana, especialmente, a lógica em camadas (primeiridade, secundidade e terceiridade).
Palavras-Chave: Arte. Imagem. Mulheres. Semiótica. Pintoras Brasileiras.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).