EXPERIMENTAÇÕES E PROCESSOS CRIATIVOS EM INTERMIDIALIDADE COM BASE EM NARRATIVAS FOLCLÓRICAS

Thiago BERZOINI, Sayur OTI, Julio CAMINHA, Anderson CAMPOS, Julia DORES, Ana QUEZIA, Fernanda CARVALHO

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da experiência do grupo "Design e Intermidialidade: cultura visual e narrativas", explorando a interseção entre mitos folclóricos brasileiros e intermidialidade. A pesquisa, embasada nas obras de Luís da Câmara Cascudo, analisou adaptações de mitos em diversas mídias. O estudo envolveu a investigação de "entes fantásticos", como Lobisomem, Saci Pererê e Curupira. A abordagem envolvendo a intermidialidade permitiu uma reflexão crítica sobre a relação entre folclore, ficção e criatividade relacionada ao Design de Moda e ao Design de Interiores. A pesquisa oferece contribuições para a teoria e prática em intermidialidade. Além disso, destaca a riqueza cultural dos mitos brasileiros e seu potencial para inspirar novas narrativas.

Palavras-chave: Intermidialidade; Folclore; Design de Moda; Design de Interiores; Processo Criativo


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).