METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA E EMBRIOLOGIA HUMANA

Alexandre Marcos de Melo, Bruna Duque Pinto, Giovanna Toledo Gonçalves, Juliana Corrêa do Carmo Cancino, Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes

Resumo


As Metodologias Ativas (MAs) ampliam e facilitam o ensino, promovendo aprendizado significativo e criativo. Este estudo aborda a aplicação de MAs e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Anatomia e Embriologia Humana. Com base em uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, neste Grupo de Estudos foram realizadas etapas específicas como revisão de literatura nas bases de dados científicos do SciELO, BIREME e PUBMED. Os artigos selecionados foram debatidos em reuniões do grupo, e os alunos foram orientados a desenvolver habilidades para elaborar e aplicar MAs em conteúdos específicos. As metodologias testadas incluíram PBL (Problem Based Learning), modelos 3D de estruturas anatômicas, quizzes, vídeos interativos, jogos de quebra-cabeça e óculos de realidade aumentada. Recursos como smartphones, softwares de edição e câmeras também foram integrados às sequências didáticas. Os resultados evidenciaram que o uso de TICs e das MAs é essencial para aprimorar o ensino da Anatomia Humana e de outras disciplinas da Morfologia, promovendo o engajamento dos alunos e ampliando a compreensão dos conteúdos específicos. Essa prática se torna fundamental à formação de profissionais da Saúde, destacando a relevância dessas estratégias para a progressão educacional no setor.

 

Palavras-chave: Ferramentas e Metodologias Inovadoras baseadas em TIC, Tecnologias da Informação e Comunicação, Anatomia, Embriologia, Aprendizagem Baseada em Problemas.


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