GESTÃO DO ESTRESSE NO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
Resumo
O objetivo deste estudo, exploratório quantitativo e aplicado foi favorecer reflexões sobre como gerir o estresse no trabalho por meio da técnica da Comunicação NãoViolenta (CNV) proposta por Rosenberg (2006). No cenário atual dos ambientes de trabalho, o desenvolvimento de habilidades de linguagem e de comunicação, pode favorecer relacionamentos interpessoais de qualidade auxiliando na gestão do estresse ocupacional de forma produtiva. A metodologia utilizada para favorecer as reflexões foi por meio da realização de quatro workshops vivenciais, com duas horas de duração, que contaram com 17 participantes e com quatro facilitadoras, alunas dos cursos de psicologia e de tecnólogo em gestão de Recursos Humanos, supervisionadas por uma professora de psicologia destes cursos. Durante o workshop percorreu-se, por meio de atividades práticas, as quatro etapas da comunicação nãoviolenta: observação, sentimento, necessidade e pedido. Os resultados apontaram para uma avaliação geral do workshop como satisfatória. Dentre os 15 participantes que responderam, quatorze classificaram como excelente e um como muito boa, a avaliação geral do workshop. Apesar da amostra reduzida, os resultados permitiram inferir que a gestão do estresse utilizando os preceitos da CNV contribuíram para o desenvolvimento desta técnica no contexto de trabalho. Depreende-se que a prática constante da CNV tende a contribuir para redução do estresse no contexto laboral e, consequentemente, para a manutenção da saúde mental.
Palavras-chave: Competências socioemocionais. Gestão de conflitos. Estresse no trabalho . Comunicação não-violenta.
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