CACHAÇA: EXPANSÃO DO CONSUMO
Resumo
Este ensaio resulta das pesquisas, discussões e teorizações realizadas pelos membros do Grupo de Estudos da Cachaça – GEC do curso Tecnólogo em Gastronomia do Centro Universitário UniAcademia e pretende discorrer sobre a cachaça, o destilado mais consumido no Brasil. Esta, carrega uma herança sociocultural, desempenhando papel socioeconômico crucial tanto na sociedade/economia quanto na identidade nacional, com uma produção diversificada, que inclui 10.526 mil marcas registradas em 2023 (MAPA, 2024). A expansão do uso da cachaça na culinária e na coquetelaria reflete um movimento de valorização do produto, que apresenta um potencial gastronômico significativo. A produção de cachaça no Brasil é robusta, sendo que foram produzidos 225.693.404,10 litros em 2023 (MAPA, 2024), gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A valorização da cachaça e sua associação a coquetelaria e a gastronomia têm impulsionado o segmento de alimentos e bebidas, gerando a expansão do seu consumo no mercado interno e externo.
Palavras-chave: Cachaça, Coquetelaria, Gastronomia, Identidade Nacional.
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