Memeficação: Adaptando o Ensino de Genética às Demandas Contemporâneas

Yan Pimentel Cotta, Juan dos Reis Luiz, Letícia Milena de Jesus, Alexandre Marcos de Melo, Bruna Duque Pinto, Raphael Coutinho Rampinelli, Patrícia de Lima Paula, Letícia Stephan Tavares

Resumo


A "memeficação" é uma metodologia ativa que pode ser aplicada ao ensino de genética básica, com o objetivo de engajar e aprofundar o aprendizado dos alunos das áreas de graduação em saúde. A sequência didática proposta foi implementada em uma turma de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Nutrição. Durante o estudo, os estudantes em grupos, criaram memes com base em conceitos genéticos fundamentais, como replicação, transcrição e tradução. Esta atividade visou transformar temas complexos em formatos visuais e humorísticos, facilitando a compreensão, cooperação e retenção de conhecimento. A análise dos resultados, obtidos por meio de formulários pré e pós-intervenção, indica uma melhora significativa na assimilação dos conceitos abordados, confirmando a eficácia da memeficação em tornar o aprendizado mais atrativo, envolvente, íntimo e significativo. A pesquisa sugere que a incorporação de elementos culturais contemporâneos pode beneficiar o ensino de ciências, especialmente em conteúdos abstratos como a genética.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino de ciências. Memes. Genética Básica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).