Memeficação: Adaptando o Ensino de Genética às Demandas Contemporâneas
Resumo
A "memeficação" é uma metodologia ativa que pode ser aplicada ao ensino de genética básica, com o objetivo de engajar e aprofundar o aprendizado dos alunos das áreas de graduação em saúde. A sequência didática proposta foi implementada em uma turma de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Nutrição. Durante o estudo, os estudantes em grupos, criaram memes com base em conceitos genéticos fundamentais, como replicação, transcrição e tradução. Esta atividade visou transformar temas complexos em formatos visuais e humorísticos, facilitando a compreensão, cooperação e retenção de conhecimento. A análise dos resultados, obtidos por meio de formulários pré e pós-intervenção, indica uma melhora significativa na assimilação dos conceitos abordados, confirmando a eficácia da memeficação em tornar o aprendizado mais atrativo, envolvente, íntimo e significativo. A pesquisa sugere que a incorporação de elementos culturais contemporâneos pode beneficiar o ensino de ciências, especialmente em conteúdos abstratos como a genética.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino de ciências. Memes. Genética Básica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).