Jogos Moleculares: Gamificação aplicada ao Ensino de Genética
Resumo
As metodologias ativas têm sido adotadas no ambiente acadêmico para potencializar a experiência de aprendizagem, saindo do tradicionalismo presente nos métodos de ensino e trazendo uma nova abordagem para as dinâmicas em sala de aula, na qual insere ainda mais o aluno, estimulando que ele se torne o protagonista do próprio aprendizado. A gamificação é uma metodologia que busca engajar, motivar e inserir o discente por meio de jogos lúdicos e com regras preestabelecidas. Ao adotar métodos de aprendizagem que facilitem a compreensão de disciplinas cuja compreensão implique adquirir concepções mais abstratas como, por exemplo, Genética Molecular, buscamos trazer o lúdico para o ensino superior, como maneira de rever conceitos e aprender de forma prazerosa. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de três jogos, com dinâmicas diferentes, aplicados em sala de aula para demonstrar que a gamificação traz resultados positivos no aprendizado em diferentes modelos de jogos.
Palavras-chave: Jogos. Metodologias ativas. Ensino superior.
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