Jogos Moleculares: Gamificação aplicada ao Ensino de Genética

Juan dos Reis Luiz, Letícia Milena de Jesus, Layza Haiter Santos, Anna Beatriz Oliveira Kelmer, Rafaela Christina Hasters Souza, Raphael Rampinelli, Gabriel Antônio da Conceição Martins, Patrícia de Lima Paula, Letícia Stephan Tavares

Resumo


As metodologias ativas têm sido adotadas no ambiente acadêmico para potencializar a experiência de aprendizagem, saindo do tradicionalismo presente nos métodos de ensino e trazendo uma nova abordagem para as dinâmicas em sala de aula, na qual insere ainda mais o aluno, estimulando que ele se torne o protagonista do próprio aprendizado. A gamificação é uma metodologia que busca engajar, motivar e inserir o discente por meio de jogos lúdicos e com regras preestabelecidas. Ao adotar métodos de aprendizagem que facilitem a compreensão de disciplinas cuja compreensão implique adquirir concepções mais abstratas como, por exemplo, Genética Molecular, buscamos trazer o lúdico para o ensino superior, como maneira de rever conceitos e aprender de forma prazerosa. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de três jogos, com dinâmicas diferentes, aplicados em sala de aula para demonstrar que a gamificação traz resultados positivos no aprendizado em diferentes modelos de jogos.

Palavras-chave: Jogos. Metodologias ativas. Ensino superior.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).