DIFERENÇAS ENTRE VALORES DO SENSO COMUM E A FUNÇÃO DOS VALORES NA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO

Anna Macacchero Detoni, Anna Sophia Poncinelli Garcia Rodrigues, Camila de Souza Lopes, Isadora Vilela de Arruda, Lucas de Paula Pereira Freitas, Luísa de Souza Campos, Maria Eduarda Morrame Almeida dos Santos, Thais Cristina Pereira Ferraz

Resumo


A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) destaca os valores como elementos fundamentais para a promoção de flexibilidade psicológica e ações alinhadas a uma vida significativa. Este estudo explora as diferenças entre os valores do senso comum, frequentemente associados a princípios éticos e normas sociais, e os valores definidos pela ACT. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, o trabalho teve como objetivo principal analisar essas distinções. Além disso, investigou instrumentos de identificação e avaliação de valores utilizados pela ACT. Os resultados indicam que o trabalho com valores na ACT, considerando sua função em termos de governança verbal e ampliação do repertório de escolha, desempenham um papel essencial no engajamento em comportamentos consistentes e significativos. Por sua vez, o uso de instrumentos padronizados apresenta desafios que demandam adequação às especificidades de cada cliente. Conclui-se que a compreensão aprofundada dessas diferenças contribui para o aprimoramento das práticas clínicas, fortalecendo intervenções baseadas em evidências e promovendo mudanças comportamentais duradouras.

Palavras-chave: Terapia de Aceitação e Compromisso. Cultura. Valores. Instrumentos Padronizados


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).