RELEVÂNCIA SOCIAL E DESAFIOS DOS SERVIÇOS-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Clara Espíndola Neves, Ana Helena Alvim Muller Pessoa, Ana Paula Barbosa Vieira, Laís Valente Vidal, Samuel Henrique Reis do Nascimento, Thaís Souza Dias, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


As clínicas-escola de Psicologia são importantes espaços para a aprendizagem, pois, as atividades desempenhadas nestes espaços contemplam o tripé ensino – pesquisa – extensão, ao mesmo tempo em que são locais destinados a oferecer atendimentos psicológicos de qualidade gratuitos ou por preços acessíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A saúde mental tem representado um sério problema não apenas no Brasil, mas, em todo mundo, por isso, justifica-se a relevância de se pensar em possibilidades de se desenvolver estratégias que visem à promoção da saúde, à prevenção de agravos e ao tratamento dos transtornos já instalados. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar o trabalho atualmente desenvolvido por uma Clínica-escola de Psicologia localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. Como objetivos específicos pretende-se descrever o quantitativo de usuários, estagiários e supervisores deste serviço-escola no primeiro semestre de 2024 e discutir acerca da relevância social e os desafios enfrentados pelas clínicas-escola.

 

Palavras-chave: Clínica-escola. Serviço-escola. Saúde mental. Estágio em Psicologia.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).