A PSICOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Rebeka Girardi Knop, Maria Isadora Gonçalves da Silva, Pedro Henrique Peixoto Lisboa, Samuel Henrique Reis do Nascimento, Luciene Corrêa de Miranda Moreira, Carla Ferreira de Paula Gebara

Resumo


O presente artigo tem como objetivo explorar os conceitos de prevenção e promoção da saúde, relacionando-os à psicoeducação como importante estratégia de atuação da Psicologia em diferentes contextos. Foi realizada uma revisão narrativa exploratória da literatura, utilizando-se as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, além de publicações do Ministério da Saúde. Compreende-se a saúde como um termo relacionado a um estado dinâmico e à capacidade de viver plenamente. Por esse fato, a prevenção surge para evitar ocorrências adversas relacionadas à saúde, enquanto a promoção da saúde engloba estratégias para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Diante disso, entende-se a psicoeducação como uma maneira de ampliar o conhecimento e aumentar a compreensão do paciente acerca de sua condição, além de contribuir em tomadas de decisões. Sendo assim, a psicoeducação pode ser trabalhada em diferentes contextos, levando em consideração que é fundamental para o manejo efetivo nas intervenções. Ao ser aplicada de forma abrangente, contribui significativamente para o fortalecimento da saúde coletiva, promovendo uma abordagem mais integrada e consciente tanto para pacientes quanto para os familiares e profissionais envolvidos. Dessa maneira, seu impacto vai além da prevenção, influenciando positivamente os cuidados contínuos e a adesão ao tratamento, sendo fundamental aos processos de promoção da saúde.

Palavras-chave: Psicoeducação. Prevenção. Promoção de saúde.


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