O QUE HÁ ALÉM DO MURO DA UNIVERSIDADE? O TRABALHO INVENTIVO NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
Resumo
Criada em 2016, Liga Acadêmica de Psicologia Social e Comunitária (Laço) é um projeto de extensão do UniAcademia em Juiz de Fora (MG). Suas ações extensionistas se norteiam pelos princípios da Psicologia Social Comunitária (PSC), objetivando a construção coletiva de uma Psicologia Crítica, que sirva a emancipação dos sujeitos. É sob essa perspectiva que no ano de 2024, as ações da Laço foram pautadas tendo como base o comprometimento para com a Luta Antimanicomial. Em decorrência da criação da Biblioteca Thaís S. Acácio, a liga foi convidada a participar e conduzir oficinas do CAPS AD III de Juiz de Fora. Para isso, os ligantes se reuniam semanalmente para alinhar e realizar grupos de estudos que visavam alinhar e orientar as práticas da Liga. Em campo, os membros foram divididos em duplas, que se revezaram, para atuar e conduzir oficinas do CAPS AD III, tal qual a de futebol, arte e teatro. A partir das experiências vividas, denota-se a necessidade do trabalho inventivo no cuidado cotidiano à saúde mental tendo sempre em vista, a promoção do protagonismo dos usuários da RAPS, a intersetorialidade em saúde mental e a Luta Antimanicomial. Portanto, o presente texto visa sistematizar, através de uma revisão bibliográfica, uma discussão teórico-prática sobre as ações extramuros da Laço no referido ano, relacionando assim, as atuações da Liga com o conceito de clínica ampliada e as tarefas do psicólogo.
Palavras-chave: Ações extensionistas. Psicologia Social Comunitária. Luta antimanicomial. Clínica Ampliada. Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).