Dores musculoesqueléticas e fatores associados em professores: revisão sistemática

Fabiana Coelho Couto Rocha Corrêa Ferrari

Resumo


Objetivo: revisar sistematicamente a literatura disponível sobre as dores
musculoesqueléticas sofridas por professores e os fatores associados. Metodologia: Três
revisores buscaram ensaios clínicos nas bases de dados PubMed, PEDro e BVS, avaliando
também sua qualidade metodológica (escala de PEDro). Foram utilizadas as palavras-
chave: professor escolar, professor universitário, dor lombar, dor musculoesquelética,
fisioterapia. Resultados: Foram identificados 383 artigos e, após verificar critérios de
elegibilidade, foram incluídos 7 pesquisas que estavam de acordo com o tema proposto.
Foi avaliada a prevalência de dores osteomusculares em professores nos 7 estudos, 2
estudos avaliaram a qualidade do sono dos professores, 1 estudo avaliou os fatores de
riscos associados as dores osteomusculares; 2 estudos avaliaram a incapacidade funcional
causada pela dor, 1 trabalho apresentou intervenção fisioterapêutica para a melhora da
dor. Conclusão: Conclui-se que há maior incidência de dor nos professores na região
lombar, pescoço e ombro. Os principais fatores contribuintes para esses quadros álgicos
são a qualidade de sono, irregularidade de exercício físico, elevado índice de massa
corporal, longa jornada de trabalho.

Palavras-Chave: Professor escolar. Professor universitário. Dor lombar. Dor
musculoesquelética. Fisioterapia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).