CULINÁRIA QUILOMBOLA

João Batista Villas Boas Simoncin, Pedro Ivo Dias Tanagino, Ana Vládia Bandeira Moreira, Ana Claudia Peres Rodrigues, Maria Clara Drummond Avidago, Ana Beatriz Cabral de Oliveira, Vitória Schittino de Carvalho Azevedo, Marciano Ferreira Saraiva

Resumo


Este artigo é resultado do projeto de extensão do curso Tecnólogo em Gastronomia do Centro Universitário UniAcademia, que tem como objeto central de estudo entender a influência africana na Cozinha Brasileira. Esta presença cultural acompanha os processos históricos de resistência diante da escravidão no Brasil e as iniciativas de preservação de valores e do saber-fazer transmitidos por várias gerações. A culinária quilombola, patrimônio cultural imaterial do Brasil, se expressa em pratos típicos das diversas regiões brasileiras, em decorrência da ocupação, formação e expansão dos territórios quilombolas. A proposta deste projeto é demostrar a importância da cultura alimentar quilombola, fundamental para a identidade e diversidade cultural. O projeto e sua operacionalização contaram com a participação dos alunos das turmas 103 e 202 do ensino médio e da comunidade escolar da Escola Marechal Mascarenhas de Moraes – EEMMM, localizada em Juiz de Fora – MG, com o objetivo de promover a emancipação e produção de novos saberes no que tange as raízes da ancestralidade africana e afro-brasileira, que permeiam a vida social constituindo a memória social coletiva do povo brasileiro.

Palavras-chave: África. Culinária. Cultura Afro-brasileira. Comunidades Quilombolas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).