CACHAÇA: GASTRONOMIA, TURISMO E HOSPITALIDADE

João Batista Villas Boas Simoncini, Pedro Ivo Dias Tanagino, Caroline Rezende de Jesus Accácio

Resumo


Este artigo pretende demostrar a potencialidade socioeconômica do Turismo da Cachaça com ênfase na produção de alambique, bem como a Hospitalidade como fator agregador de valor e fidelização dos apreciadores e consumidores. A partir de bibliografia de referência e da legislação vigente, sobre a importância da relação entre Turismo e Hospitalidade nos negócios familiares e (micro)empreendedores individuais do ramo da cachaça de alambique, pretende-se entender a dinâmica de produção, comercialização e consumo e os impactos socioeconômicos do Turismo da Cachaça em roteiros já estabelecidos. Um dos pontos principais deste estudo, é apontar potencialidades de criação de novos roteiros turísticos da cachaça no Estado de Minas Gerais, a partir do entendimento sobre as crescentes abordagens mercadológicas possíveis para a inserção das cachaças de alambique nos circuitos turísticos, enfatizando as áreas e os mercados já existentes, a possibilidade de expansão para a área de coquetelaria e principalmente a experiência de harmonizações de cachaças com elaborações gastronômicas.

Palavras-chave: Cachaça, Coquetelaria, Gastronomia, Roteiros Turísticos.


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