O SENTIDO DE GAIA CIÊNCIA EM NIETZSCHE

Robione Antonio Landim, Ana Emília de Miranda Barbosa Martins, Bárbara Tomaz Dias Nascimento, Bernardo Martins Milagres, Bruno Diego Santos Pereira, Genilson Pereira Martins

Resumo


O presente artigo se propõe a compreender o sentido de gaia ciência em Nietzsche. A leitura da obra que leva esse título nos mostra que a ciência desempenha um papel relevante no segundo período do pensamento do filósofo. Ela carrega um potencial crítico que atua em vista de desmascarar o engodo e prejuízos morais. Se Nietzsche continua a valorizar o método científico em virtude de seu potencial crítico e de sua disciplina intelectual, contudo, se torna uma vez mais crítico da ciência enquanto tal e de várias teorias científicas dominantes, considerando-as fundamentadas nos mesmos valores do niilismo religioso. Percebe-se, ao longo do texto, uma forte crítica à busca de verdade presente na ciência. A ânsia por verdade significa negar a vida. A oposição nietzschiana à seriedade metafísica fica evidente. A partir desse embate, mostraremos que conhecer é interpretar, e que o espírito científico se inicia quando a convicção se reconhece como um ponto de vista experimental e provisório.

Palavras-chave: Nietzsche. Ciência. Verdade. Perspectivismo. Vida


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).