A BRINQUEDOTECA E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

Cassia Maria Tassia Duarte Sartori, Daniela Marinho Costa, Elisa Baesso Campos Gomes, Gleice Maira Ross Raposo, Laura Pinton Fonseca, Letícia de Azevedo Monteiro, Letícia Maria Borges Pereira, Lívia Anacleto da Matta, Michelle Ap Leal Eveling

Resumo


A brinquedoteca constitui um importante elemento ao proporcionar o brincar e possui diversas contribuições para o desenvolvimento infantil. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo abordar a importância do brincar e da brinquedoteca em diferentes locais e de variadas formas. Para isso, trabalha a brinquedoteca voltada às crianças autistas, às crianças com altas habilidades ou superdotação e a brinquedoteca no contexto hospitalar, bem como suas especificidades. Este estudo tem como base o método de pesquisa exploratória e qualitativa, com revisão de cunho bibliográfico narrativo. Foram utilizados banco de dados eletrônicos, como Scielo, Pepsic, Lilacs, cujos descritores foram: brinquedoteca, brincar, hospital, autismo, superdotação. Além disso, a pesquisa ocorreu em livros físicos, tendo em vista a necessidade de recorrer a periódicos que não estão disponíveis nos bancos online. Desse modo, há de se destacar que embora possuem suas singularidades, todas devem considerar o brincar como forma de desenvolvimento da criança, promovendo seu amadurecimento intelectual, emocional, social e físico. Portanto, é necessário adaptar a brinquedoteca e o brincar.

PALAVRAS-CHAVE: Brinquedoteca. Autismo. Superdotação. Hospital.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).