PSICOLOGIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL MATERNA

Maysa Fabiano Ematné, Elisa Baesso Campos Gomes, Emilene de Oliveira Campos, Mariana Alves da Silva, Luciene Corrêa de Miranda Moreira, Carla Ferreira de Paula Gebara

Resumo


Este artigo de revisão de literatura aborda a temática da saúde mental materna ao longo das diferentes fases da vida, não se bastando em discutir apenas questões acerca do ciclo gravídico-puerperal. Destaca-se, nesse sentido, que a maternidade implica em grandes mudanças físicas, emocionais e sociais e que, sendo um assunto vasto, é relevante abordar também os aspectos específicos da experiência da maternidade atípica, tal como a necessidade de suporte adicional. O texto enfatiza, portanto, que a saúde mental é essencial para uma transição tranquila para a maternidade e para uma sociedade mais saudável, sendo um tema de estudo extremamente pertinente e útil para profissionais da saúde. Assim, discute-se que os fatores de risco para adoecimento incluem histórico psiquiátrico, falta de apoio social e eventos estressantes e apresentam-se ainda estratégias de promoção e prevenção de saúde mental materna relacionadas à Psicologia. Essas estratégias abrangem desde a preparação para a maternidade até a relevância da psicoeducação, dos grupos de apoio, do autocuidado e do apoio da rede familiar como fatores de proteção para a qualidade de vida das mães.

Palavras-chave: Saúde mental. Promoção de saúde. Psicologia da Saúde. Maternidade. Maternidade atípica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).