PSICOPATOLOGIA E CRIMINALIDADE NO CINEMA: O QUE É FATO E O QUE É FICÇÃO?

Alana Augusta Concesso de Andrade, Alexandre de Oliveira Miranda, Júlia Xavier Fajardo, Lian Alves Pontes, Maria Cláudia Lanziotti Nogueira, Mariana Fontes Friaça da Costa, Mariana Alves da Silva, Tatiana da Silveira Madalena

Resumo


O propósito do artigo, através de uma revisão bibliográfica exploratória e narrativa, foi explorar a temática da criminalidade e suas representações no universo cinematográfico, comprometendo-se com análise dos discursos psicopatológicos existentes. Para tal, foi feita uma busca, em bases científicas, como Scielo e Google Acadêmico, pelos temas “criminalidade”, “psicopatologia” e “cinema”, no período delimitado entre os anos de 2010 até 2022. A busca retornou 61 artigos, dos quais 24 foram descartados por se afastarem da proposta temática do presente artigo. O objeto de interesse da pesquisa consiste na busca pela compreensão dos porquês de a temática do crime exercer tanto fascínio nos sujeitos, e como as patologias ganharam notabilidade nos roteiros e produções cinematográficas atuais, sobretudo no gênero ‘true crime’. Nota-se que as representações fictícias dos transtornos mentais e patologias em linhas gerais, acabam por estigmatizar alguns, mas ao mesmo tempo são importantes para uma elaboração do pensamento crítico sobre a temática.

Palavras-chave: Discurso Psicopatológico. Produções Cinematográficas. Crime


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