AS INFÂNCIAS EM CONTEXTOS RURAIS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE PSICOLOGIAS COMUNITÁRIA E AMBIENTAL

Ana Carolina Borges e Silva, Fabrício da Silva Bilheiro, Lívia Rinco de Oliveira, Mariana Alves da Silva, Rafaella Carvalho de Souza, Shaysa Helena dos Santos Paiva, Valéria Nascimento Carlos da Silva, Vinícius Farage Silva, Conrado Pável de Oliveira

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo principal analisar e sistematizar a
experiência das interatuações psicossociais desenvolvidas com crianças na comunidade rural
de Sarandira, a partir do projeto de extensão universitária “Sarandirando: psicologia
comunitária e ruralidades em Sarandira”, do Centro Universitário Academia. O projeto de
extensão, iniciado em 2019, tem como objetivo a realização e sistematização de
interatuações psicossociais para fortalecimento dos vínculos comunitários em Sarandira, a
partir da valorização da identidade cultural, do resgate da memória histórica e das práticas e
saberes populares relacionadas à saúde, educação e outras estratégias de mobilização
comunitária. Todo o trabalho é fundamentado no campo conceitual e práxico da Psicologia
Comunitária Latino-americana, principalmente a partir da noção de interatuação psicossocial
desenvolvida por Calegare (2021) e na interface com os recentes estudos de psicologia
ambiental (SILVA et al, 2021) que apontam os caminhos metodológicos de uma inserção
territorializada em Psicologia e de psicologia rural (CALEGARE; RIBEIRO; OLIVEIRA-
MENDEZ, 2023) ao considerar as especificidades das pessoas e comunidades que vivem em
contextos rurais.

Palavras-chave: Infância. Contexto rural. Território. Psicologia comunitária.
Psicologia ambiental.


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