MULHERES VESTIDAS É possível se vestir como uma Barbie no mundo real?

Iris Falcão CAMPOS, Jamily Vasconcelos De CASTRO, Maira Prata Alves FERREIRA, Julia de Souza JULIÃO, Gabriela dos Santos RODRIGUES, Fernanda BONIZOL FERRARI

Resumo


Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos Mulheres Vestidas e explora a estabelecida entre a construção da subjetividade do indivíduo e as escolhas de vestuário como instrumento de linguagem entre o sujeito e o mundo. Já em curso na instituição desde o ano de 2020, para esse ano, foi escolhida como objeto de pesquisa a boneca Barbie. O desenvolvimento da pesquisa tem início com a abordagem sobre a trajetória da boneca mais famosa e polêmica do século XX, a Barbie: a “boneca feita de sonhos”, como é chamada por sua criadora, bem como a principal polêmica que a envolve: a supervalorização de um único e irreal padrão de beleza que por ela é representado em constante embate com a pluralidade da beleza real. É a partir desse impasse que a pesquisa propôs investigar, pela perspectiva da moda, se seria possível replicar a imagem da Barbie na vida real. Metodologicamente, o trabalho será realizado através das metodologias de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Serão realizadas visitas a lojas da cidade e região a fim de verificar a similaridade entre os padrões de moda propostos pela boneca e realidade comercializada para o público feminina. As análises dos dados se darão pelas perspectivas quantitativas e qualitativas.

Palavras-chave: Design de Moda. Boneca Barbie. Padrões de beleza.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).