LIBRAS E LUDICIDADE: SABERES COMUNICATIVOS PARA SOCIALIZAÇÃO

Alice Vilela Rodrigues de ALVARENGA, Isabela Marquini SOARES, Sônia Cupertino de JESUS

Resumo


Este estudo lança um breve olhar para os recursos comunicativos citados na Lei 10.436/02 entrelaçando a ludicidade com as especificidades das pessoas surdas. Realça a importância do lúdico como aliado e facilitador no diálogo entre pessoas não ouvintes e ouvintes. A ênfase recai sobre alguns saberes que possam promover uma socialização inclusiva. Com esse olhar reflexivo discutiu-se como o lúdico poderia facilitar a convivência, ampliar a comunicação, ajudar na transposição dos desafios comunicativos, ainda existentes, entre ouvintes e surdos. As estratégias metodológicas perpassaram por leituras, visita a uma brinquedoteca, aulas reflexivas ao entrelaçar às leituras com a ludicidade dos brinquedos, desenhos ilustrativos e jogos. Criou-se expectativas para possíveis projetos ao lançar um breve olhar para os resultados investigativos através das leituras e conversas lúdicas.

Palavras-chave: Libras. Ludicidade. Socialização.


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