LIBRAS E LUDICIDADE: SABERES COMUNICATIVOS PARA SOCIALIZAÇÃO
Resumo
Este estudo lança um breve olhar para os recursos comunicativos citados na Lei 10.436/02 entrelaçando a ludicidade com as especificidades das pessoas surdas. Realça a importância do lúdico como aliado e facilitador no diálogo entre pessoas não ouvintes e ouvintes. A ênfase recai sobre alguns saberes que possam promover uma socialização inclusiva. Com esse olhar reflexivo discutiu-se como o lúdico poderia facilitar a convivência, ampliar a comunicação, ajudar na transposição dos desafios comunicativos, ainda existentes, entre ouvintes e surdos. As estratégias metodológicas perpassaram por leituras, visita a uma brinquedoteca, aulas reflexivas ao entrelaçar às leituras com a ludicidade dos brinquedos, desenhos ilustrativos e jogos. Criou-se expectativas para possíveis projetos ao lançar um breve olhar para os resultados investigativos através das leituras e conversas lúdicas.
Palavras-chave: Libras. Ludicidade. Socialização.
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