BIOLOGIA NO MUSEU: a retomada de um projeto de extensão

Bruna Duque Pinto, Raphael Coutinho Rampinelli, Myrian Valentina Rodrigues da Silva, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


Os acervos dos museus de história natural são de grande relevância como um material de conhecimento biológico e de conservação da natureza. Por isso, a elaboração de projetos em ambientes capazes de estimular o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente se faz de grande importância na vida dos estudantes e não estudantes. Assim, o objetivo do trabalho foi através de projeto de extensão, demonstrar aos alunos o potencial do acervo de história Natural do Museu Universitário Academia, como meio de aprendizagem de conteúdos da área da Biologia e de Ciências. Para tal foram preparadas apresentações guiadas, de maio a novembro de 2023, sobre diferentes temáticas, como Zoologia dos Invertebrados e dos Vertebrados, Botânica, Ecologia, Paleontologia e Evolução. Foram feitos agendamentos de instituições de ensino interessadas e as apresentações dos monitores foram oferecidas a alunos do ensino básico, fundamental e médio. Foram recebidas 53 escolas e o total de 1892 alunos, destes 37% eram alunos de escolas privadas de Juiz de Fora e de regiões vizinhas, 32,8% de escolas municipais da cidade, 18% alunos do Colégio Academia do Comércio e 12,2% de escolas estaduais. Considerando o interesse das instituições em participar do projeto e o número de alunos atendidos, mostra o papel do museu de história natural como ambiente de conhecimento biológico fora da sala de aula, e assim de relevância para o processo ensino-aprendizagem no ensino de Ciências e de Biologia.

 

Palavras-chave: Ciências. Educação não formal. História Natural. Extensão.


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