BIOLOGIA NO MUSEU: a retomada de um projeto de extensão
Resumo
Os acervos dos museus de história natural são de grande relevância como um material de conhecimento biológico e de conservação da natureza. Por isso, a elaboração de projetos em ambientes capazes de estimular o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente se faz de grande importância na vida dos estudantes e não estudantes. Assim, o objetivo do trabalho foi através de projeto de extensão, demonstrar aos alunos o potencial do acervo de história Natural do Museu Universitário Academia, como meio de aprendizagem de conteúdos da área da Biologia e de Ciências. Para tal foram preparadas apresentações guiadas, de maio a novembro de 2023, sobre diferentes temáticas, como Zoologia dos Invertebrados e dos Vertebrados, Botânica, Ecologia, Paleontologia e Evolução. Foram feitos agendamentos de instituições de ensino interessadas e as apresentações dos monitores foram oferecidas a alunos do ensino básico, fundamental e médio. Foram recebidas 53 escolas e o total de 1892 alunos, destes 37% eram alunos de escolas privadas de Juiz de Fora e de regiões vizinhas, 32,8% de escolas municipais da cidade, 18% alunos do Colégio Academia do Comércio e 12,2% de escolas estaduais. Considerando o interesse das instituições em participar do projeto e o número de alunos atendidos, mostra o papel do museu de história natural como ambiente de conhecimento biológico fora da sala de aula, e assim de relevância para o processo ensino-aprendizagem no ensino de Ciências e de Biologia.
Palavras-chave: Ciências. Educação não formal. História Natural. Extensão.
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