Ensino de Genética a partir de Metodologias Ativas

Letícia Milena de Jesus, Mariana Santos Carminate, Letícia Stephan Tavares

Resumo


A aplicação das metodologias ativas coloca o foco no aluno, em como a metodologia educacional dos professores pode despertar a participação e inserção do estudante no contexto da matéria apresentada, sendo que a abordagem de ensino se torna fundamental para a facilitação do diálogo em uma estruturação do aprendizado ativo. A utilização da Metodologia Ativa de resolução de problemas (ABP) incentiva a busca por desenvolver uma solução, através de uma sequência didática, para as dificuldades de aprendizado nas turmas de Genética Básica da UniAcademia. O problema apresentado foi um caso de Hemofilia, e a partir dos conhecimentos prévios e da pesquisa direcionada, o estudante propõe, em grupo, um diagnóstico da doença, realiza a construção e observação do heredograma, buscando compreender a mutação causadora da doença e, por fim, faz a aplicação do teste X2 . A sequência didática foi aplicada na turma de Genética Básica no ano de 2023 para os cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Nutrição e a dinâmica foi observada. Por fim, uma avaliação anônima sobre a atividade foi aplicada aos estudantes mostrando o aumento na motivação e da aplicabilidade da teoria na prática.

Palavras-chave: Ensino de Genética; Hemofilia; ABP; Metodologias Ativas.


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