A NEGOCIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ana Carolina Felix de e Paula Batista, Amanda do Vale Barbosa, Ana Paula de Oliveira Kassis, Stella Roland Monteiro, Vânia Lúcia Pereira de Andrade

Resumo


Em meio aos desafios a serem enfrentados, o estresse ocupacional ganha espaço e interesse de pesquisadores. Estresse nas organizações é um fenômeno com consequências de alcance prático e econômico. No ambiente de trabalho, situações estressantes são vivenciadas no cotidiano. Neste contexto, a negociação, envolvendo questões conflituosas, pode ser uma estratégia válida para auxiliar na gestão do estresse ocupacional, na preservação de relacionamentos interpessoais de qualidade e na busca por acordos. O objetivo deste estudo, exploratório quantitativo e aplicado, foi oportunizar a possibilidade de desenvolvimento inicial de competências socioemocionais que favorecessem a gestão do estresse de forma produtiva em ambientes de trabalho por meio da estratégia de negociação. Para atingir o objetivo proposto percorreu-se as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação de reação, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2006). Foram desenvolvidos quatro workshops presenciais, com duas horas de duração, que contaram com 33 participantes e com quatro facilitadoras: duas estudantes de psicologia e duas de administração. Os resultados indicaram um aumento estatisticamente significativo em termos de satisfação com os workshops. Infere-se que tenha atendido não apenas às expectativas, mas também pode ter proporcionado uma real contribuição para o desenvolvimento dos participantes em relação à utilização da negociação em situações de estresse no trabalho.

 

Palavras-chave: Competências socioemocionais. Gestão de conflitos. Organizações de trabalho.


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