Reorientação profissional na escolha da formação acadêmica: um relato de caso.

Rubens Amorim SOUTO NETO, Gisele de Rezende FRANCO

Resumo


RESUMO:

No 2º semestre do ano de 2022, durante a participação no Estágio Básico Supervisionado III, pautado na disciplina de Orientação Profissional, sob supervisão da Prof.(a) Docente Gisele de Rezende Franco, foi ofertada a oportunidade de conduzir e desenvolver um processo de reorientação profissional de uma mulher adulta. O estágio fora realizado dentro de uma abordagem desenvolvimentista. A orientanda fora uma jovem-adulta, com idade de 20 anos, que se encontrava cursando graduação em Geografia numa Instituição de Ensino Superior de Juiz de Fora. A orientanda buscou o processo de Orientação Profissional com o intuito de desenvolver e escolher novas áreas de atuação, passíveis de exploração via processo de descobertas, pois ela não encontrava mais motivações que a fizessem permanecer e concluir a graduação na qual se encontrava, por motivos múltiplos, principalmente pelos fatores familiares e de não identificação com o curso. Durante o processo, evidenciou-se que se tratava de uma reorientação profissional, onde, apesar de tratado acerca nas supervisões e orientações da prof.(a) docente, ainda se apresentou como caso fora da curva e um grande desafio, uma vez que os casos apresentados pelos demais alunos eram voltados ao processo de orientação profissional com adolescentes, desta forma, limitando os compartilhamentos possíveis em supervisão. Em consonância, fora o primeiro contato com o processo e estrutura de orientação profissional, o que potencializou os desafios oriundos do mesmo, no que concerne à condução, às intervenções e aos materiais para embasamento, já que os tratados em supervisão eram voltados à orientação profissional com adolescentes, necessitando, assim, serem adaptados. Foram conduzidos exercícios e intervenções com o intuito de desenvolver competências que pudessem auxiliar o processo da orientanda de novas escolhas profissionais, se mostrando de extrema importância o desenvolvimento do vínculo terapêutico e no que concerne à autopercepção e autoeficácia da mesma, que se apresentaram distorcidos e pouco desenvolvidas desde o início do processo. No total, foram realizados sete encontros, sendo o primeiro destinado à entrevista inicial, e seis encontros semanais, de atividades e reflexões sobre os critérios pessoais de escolha, com duração de 02 horas, no período compreendido entre outubro a novembro de 2022. Durante o processo, a orientanda apresentou três áreas de interesse, sendo elas: Rádio, televisão e internet (em primeiro lugar), Administração (em segundo lugar) e Design (em terceiro lugar). No decorrer dos encontros, esses interesses mantiveram-se, com especial destaque para a área de Rádio, televisão e internet e Administração. O objetivo último dos encontros era explorar quais os conteúdos (entre lazer, área profissional e interesses pessoais) e quais as competências mais reforçadas naturalmente pelo consumo destes, visando utilizar tais informações como ferramentas de desenvolvimento de autopercepção e autoeficácia da orientanda. Por fim, o processo se apresentou como altamente eficaz, já que possibilitou à orientanda tomar a decisão de mudança de curso e buscar a área de interesse profissional que mais se identificava e mais se adequava às competências desenvolvidas no processo, escolha esta que se concretizou na graduação de Administração, a qual a orientanda se encontra matriculada e em desenvolvimento.

Palavras-chave: Orientação Profissional. Reorientação Profissional. Autoeficácia. Família. Escolha Profissional.


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