Práticas Baseadas em Evidências em psicologia com foco na Terapia Cognitivo-Comportamental: revisão de literatura

Sara Martins Santos, Maria Cecília Rocha Barbosa, João Vitor Carvalho Teixeira, Rubens Amorim Souto Neto, Simone Peron Maciel Gomes, Tainara Pereira, Victoria Almeida, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


O presente artigo se propõe a expor o percurso científico e histórico da psicologia baseada em evidências (PBE), bem como sua consolidação e prática com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) até o período vigente, atrelando ao conceito de psicoterapia baseada em processos (PBT). A psicologia baseada em evidências é um movimento da psicologia que busca validar a cientificidade das psicoterapias, suas teorias e técnicas, além de somar uma expertise clínica para adaptar tais psicoterapias com a demanda do paciente. A psicoterapia baseada em processos, por um outro lado, mantém sua intervenção baseada em evidências, mas com foco nos processos comportamentais individuais de cada sujeito. Ao expor a prática em TCC, o artigo promove uma reflexão acerca da cientificidade da prática e suas pautas que incluem similaridade e diferenças com os protocolos em PBE e em PBT.

Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportamental. Prática Baseada em Evidências. Terapia Baseada em Processos





Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).