Brincar para que?

Ana Helena Alvim Müller Pessoa, Lara Gasparette Teixeira, Letícia Zanovelli Loures Sales de Almeida, Michelle Aparecida Leal Eveling, Patrick Estavanati Pereira, Vera Helena Barbosa Lima

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito do brincar, por meio de uma revisão histórica, esclarecer sua importância para a promoção do
desenvolvimento infantil e discutir em quais diferentes esferas o brincar influencia na vida das crianças. Para tanto, contou com as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário Uniacademia na cidade de Juiz de Fora – MG que estavam inseridos no projeto de extensão Espaço Lúdico: brinquedoteca. Além disso, consta neste artigo revisões bibliográficas sobre o brincar, a origem deste conceito, como ele foi modificando-se ao longo do tempo e sua importância nos diferentes aspectos da vida (social, cognitivo, de desenvolvimento). A partir das leituras e observações realizadas, considera-se a real importância das brincadeiras não somente para as crianças, ainda que principalmente para elas, como também adolescentes e adultos e como o brincar deve ser mais valorizado e visto como uma forma real de promoção do desenvolvimento, da socialização e melhora de aspectos cognitivos. Ademais, foi apresentado o conceito de brinquedoteca e apontado o papel beneficente que esta teria em promover o lúdico, o desenvolvimento e o brincar em ambientes diversos, como escolas, hospitais, bairros e universidades.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Brincar.Criança.Lúdico.


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