Utilização da escala WHOQOL-bref em pesquisas sobre a qualidade de vida no Brasil

Leatrice Alves Pinto Figueiredo Gomes, Larissa Pita Pacheco, Eduarda Novais Falcão, João Vitor Carvalho Teixeira, Júlia Jenevain Henriques, Anna Macacchero Detoni, Bárbara Fernandes Bernardes, Tatiana da Silveira Madalena

Resumo


Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de revisão sistemática realizadas pelos
autores supracitados da instituição UniAcademia, cujo objetivo central foi analisar de que forma a escala WHOQOL-bref mensura a relação da qualidade de vida do ser humano em sua totalidade - de forma biopsicossocial – e os impactos desta na saúde mental. A presente pesquisa, foi baseada em literaturas encontradas na base de dados SciELO nos últimos 5 anos, e a partir da análise dos estudos foi possível chegar à conclusão de que a qualidade de vida é sim, um fator importante e que impacta diretamente a saúde mental de um indivíduo. Além disso, infere-se que é necessário mais estudos e materiais relacionando os dois conceitos, a fim de popularizar e abranger o estudo para outros públicos.

 

Palavras-chave: Qualidade de vida; Saúde Mental; WHOQOL-bfref.




Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).