Museu de Portas Abertas

Rafaella Brito Lacerdo, Gabriel Ribeiro de Melo, Milena Duarte, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


Os ambientes museológicos são importantes espaços de construção, de exposição e de divulgação da ciência e do patrimônio cultural e da memória de um povo, sendo por isso, considerado um relevante ambiente para a prática da educação não formal, e que deve estar acessível a toda sociedade. O objetivo do presente trabalho foi incentivar a visitação do Museu Universitário Academia, através da exploração e da divulgação como um espaço não formal de educação e de cultura, para a população em período pós-pandemia. Para tal, foram feitas divulgação sobre o museu em diferentes meios de divulgação, como redes sociais, TV’s e rádios, como forma de incentivar a visitação. Dos 3446 visitantes, 58,53% foram por visitas guiadas e 41,47% por visitas espontâneas, tendo sido maior em maio (934 e 421 espontâneas e guiadas respectivamente), pelo fato de no dia 18/5 se comemorar o Dia Internacional dos Museus e, por isso o museu foi aberto ao público em três sábados, como forma de comemoração e divulgação. Das visitas guiadas recebidas, 50,94% foram de instituições privadas e 49,06% de instituições públicas. O aumento na procura pela visitação ao museu entre o ano de 2018 (pré-pandemia) e o de 2022 (momento de
reaberturas dos museus ao público) demonstra que a população tem buscado explorar ambientes que conciliam entretenimento e conhecimento.


Palavras-chave: Etnologia indígena. História natural. Museologia. Visitação.


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