Beatificação: significado e processo institucional

Djalma Paiva Abreu, Gabriel Florenço Dias, Leonardo José de Mello, Mabel Salgado Pereira, Miron de Oliveira Messias

Resumo


O projeto do Grupo de Estudo intitulado “Beatificação: significado e processo
institucional” procura compreender tais termos no Cristianismo, em particular na Igreja Católica, a partir da análise de seu corpus documental. A hipótese principal que norteia o trabalho parte do pressuposto de que a beatificação é um chamado que abarca todos os fiéis como confirmação do amor infinito de Deus por todos os homens. A metodologia aplicada para a análise do significado fundamenta-se no exame de trechos selecionados da Sagrada Escritura, com a aplicação da noção de comportamento. Para a análise do processo de institucionalização a opção foi contemplar reformas históricas fundamentais,
tanto das normas canônicas quanto do ritual, consideradas relevantes ao longo de dois mil anos. O resultado alcançado aponta para diversas mudanças importantes que devemser compreendidas como necessárias para melhor fundamentação do significado, assim como do processo de institucionalização, sendo a sua permanência exemplo de fé e fonte de inspiração no quadro da Igreja Católica.


Palavras-chave: Cristianismo. Igreja Católica. Beatificação. Processo de
institucionalização.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).