Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos no Brasil

João Batista Villas Boas Simoncini, Pedro Ivo Dias Tanagino, Renata Castro Alves de Paula, Mateus Delgado Marques

Resumo


Este artigo é fruto do projeto de extensão do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário UniAcademia, realizado entre os meses de maio e novembro de 2022. Como alfabetização ecológica e prática de extensão, foram ministradas 04 aulas de geografia e uma oficina para as turmas de 6 anos (turmas 60 e 61) do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal  Mascarenhas de Moraes – localizada no bairro Teixeiras na cidade de Juiz de Fora– MG. Quanto a estruturação das aulas, da oficina e do artigo, ficou assim dividida: na introdução, conceituamos educação ambiental e estabelecemos o que é e como são classificados os resíduos. Destacamos ainda, a quantidade de resíduos produzidos no Brasil, o tempo de decomposição e as estratégias encontradas para a redução de resíduos nos país. Acreditamos que a melhoria da qualidade do ambiente e da própria vida e a questão da sustentabilidade socioambiental, seja no espaço urbano ou rural, depende de práticas individuais e coletivas que não se resumem apenas nos 8R´s (refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar), mas demandam da construção de um projeto de educação ambiental que culmine numa alfabetização ecológica.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Resíduos. Sustentabilidade.


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