Madeiras Tropicais utilizadas no envelhecimento de Cachaça

João Batista Villas Boas Simoncini, Pedro Ivo Dias Tanagino, Reginaldo Fernando Carneiro, Thiago Voigt Clozato, Mateus Delgado Marques

Resumo


A cachaça, no Brasil, é a aguardente produzida da cana, a partir da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar e que tem graduação alcóolica entre 38% e 48%, em volume. Assim, este artigo busca discutir sobre a utilização de madeiras tropicais no envelhecimento de cachaça, bem como a implantação do envelhecimento sustentável e o reconhecimento, a partir do Selo de Envelhecimento Sustentável – SES, podem contribuir com e no processo de envelhecimento de cachaça. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa em que utilizamos a revisão bibliográfica em livros, artigos, etc. O envelhecimento modificar as características sensoriais da cachaça que podem ficar mais complexas, considerando-se o tempo e a madeira em que a bebida está sendo envelhecida. O envelhecimento natural é a etapa do processo produtivo da cachaça que envolve o armazenamento da bebida em barris de madeiras por um tempo determinado. Este descanso nesses recipientes agrega aroma, sabor, cor e valor ao destilado. Existem mais de 30 madeiras em que a cachaça pode ser envelhecida, sendo que algumas delas estão ameaçadas de extinção.

Palavras-chave: Brasil. Cachaça. Madeiras Tropicais. Envelhecimento Sustentável.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).