Avaliação e organização do Laminário e de modelos didáticos: Aplicabilidade como prática de metodologias ativas.

Pedro Alemida de Oliveira, Layla Pereira Côrte, Rafaela Christina Hasters Souza, Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes, Juliana Corrêa do Carmo Cancino

Resumo


As disciplinas como Histologia, Citologia e Embriologia são de fundamental importância para o futuro profissional e o uso de metodologias ativas e práticas diferenciadas de ensino têm favorecido seu processo de ensino-aprendizagem. A criação de modelos didáticos e o uso de lâminas permanentes observadas ao microscópio óptico, desenvolvem habilidades como observação, coleta de dados, interpretação, descrição, criação de hipóteses e formulação de diagnóstico. O laboratório de microscopia da Unidade Arnaldo Janssen do UniAcademia, representa recurso facilitador para o aprendizado, devendo-se investigar sua capacidade de atender as disciplinas que utilizam esse espaço. Esse estudo objetivou avaliar a qualidade, listar e organizar o material disponível no laboratório e criar novos modelos didáticos. Observou-se que o laboratório apresenta fatores favoráveis como espaço amplo e arejado, microscópios com qualidade e quantidade suficientes. Os modelos didáticos que estavam mal conservados foram substituídos por novos e as lâminas permanentes viáveis foram organizadas em caixas identificadas para melhor acessibilidade. Entretanto, grande quantidade de lâminas mal preservadas foram separadas para descarte. Em dias quentes o sol incide dentro do laboratório dificultando a projeção multimídia e deixando a temperatura ambiente inadequada, visto que professores e alunos devem usar jalecos como equipamento de proteção individual. Assim, destacamos a importância dos recursos no laboratório de microscopia evidenciando a necessidade de intervenções. Sugerimos renovação de laminário para atender as aulas práticas, colocação de cortinas para vedar a luz e instalação de equipamento para refrigeração do ar.

Palavras-chave: Microscopia. Metodologias Ativas. Laboratório.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).