Ensino de Genética: um problema a ser pensado

Stela Mayworm Jens, Gabriella Barreto Esteves, Letícia Stephan Tavares, Patrícia de Lima Paula

Resumo


A Genética é uma das disciplinas básicas de diversos cursos de graduação na área de saúde, além do curso de Ciências Biológicas. Tanto no Ensino Médio quanto nos cursos de Graduação a disciplina de genética apresenta muitos desafios em sua aprendizagem, por ser uma área de conhecimento que requer níveis de complexos de análise das estruturas e funcionalidades dos genes nos diferentes tipos de organismos, bem como do comportamento dos genes numa população. A educação científica deve permitir que o cidadão analise situações cotidianas, compreenda problemas e desafios socioeconômicos e ambientais e tome decisões considerando conhecimentos técnicocientíficos. Visando estudantes com essas habilidades de compreensão e análise, a educação científica em genética busa investir na elaboração de práticas pedagógicas
focadas na contextualização, sendo as Metodologias Ativas uma alternativa para atingir esse objetivo. As Metodologias Ativas incentivam trabalhos em conjunto, a curiosidade e favorecem a autonomia, uma vez que o conhecimento ocorre em consequência das ações dos estudantes. O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) utilizando Metodologias Ativas no ensino de Genética, direcionadas para as turmas de graduação na disciplina de genética básica do Centro Universitário Academia, enfatizando uma aprendizagem ativa, que seja significativa a longo prazo, ou seja, na qual o estudante possa compreender, aplicar, analisar e sintetizar os assuntos aprendidos.


Palavras-chave: Genética. Educação. Metodologias Ativas. Ensino por Investigação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).