Sobre o conceito de complexo afetivo na teoria de Carl Gustav Jung

Paulo Ferreira Bonfatti, Aline Fátima de Souza, Fabrício da Silva Bilheiro, Henrique de Oliveira Trindade, Karoline Maria da Silva Giló, Laura Santos Costa, Pedro da Costa Fernandes

Resumo


O presente trabalho é resultado das pesquisas efetuadas pelo Grupo de Estudos
Junguianos do Centro Universitário Academia (UniAcademia). Esse Grupo vem
funcionando há vários anos e é constituído atualmente por acadêmicos, egressos e profissionais não só do curso de graduação em psicologia dessa instituição de ensino superior como também de outras instituições de graduação e pós-graduação em nível de lato e stricto sensu. Apresenta-se como propósito desse artigo pesquisar, refletir e conceituar acerca das contribuições da psicologia junguiana no que tange à concepção da ideia de complexo afetivo proposto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório quanto ao conceito existente na obra de Jung e de outros profissionais e acadêmicos do mesmo referencial teórico. Neste trabalho, espera-se promover não só uma maior compreensão sobre a psicologia junguiana como também um aprofundamento mais apurado acerca dos aspectos históricos, conceituais e clínicos psicológicos de complexo afetivo.


Palavras-chave: Psicologia Junguiana. Psicologia analítica. Complexo afetivo. Clínica
junguiana.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).