Avenida Dropsie: reflexões sobre as transformações sociais a partir da graphic novel de Will Eisner

Pedro Henrique Alves, Thiago Berzoini

Resumo


Resumo: O presente trabalho pretende demonstrar como a falta de planejamento urbano influenciou no modo de vida de um bairro a partir da análise da obra ‘’Avenida Dropsie”, de Will Eisner (1995), em que se desenvolve a narrativa da evolução urbana no sul de Bronx desde o início da segunda revolução industrial até a segunda metade do século XX. O artigo propõe mostrar a transformação das pessoas na cidade devido aos aspectos urbanos e
arquitetônicos pelos conceitos apresentados por Jane Jacobs no livro `` Morte e Vida nas Grandes Cidades`(1961) e `` Antropologia do Espaço``(2010) de Marion Segaud e finalmente o livro ‘‘The Bronx’’(2006) de Evelyn González. Através dessa análise são feitas considerações com vistas a refletir sobre a solução do conjunto habitacional, que não corresponde às necessidades sociais e culturais ainda que houvesse mudança na morfologia urbana.


Palavras-chave: Conjunto Habitacional, Planejamento Urbano, Bronx, Will Eisner, Arte sequencial


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).