A importância dos Fundamentos na Psicanálise

Regina Coeli de Aguiar Castelo Prudente

Resumo


Falar dos conceitos fundamentais é o que se propõe como início de qualquer
implicação de estudo e reflexão sobre a teoria e a clínica psicanalítica. Talvez sem razão, acusem os psicanalistas de dialogaram somente entre si... por certo não é uma acusação falsa apesar de não ser verdadeira. Dialogar entre os pares significa que quando um psicanalista está num ensino e na transmissão, é imprescindível que esteja falando dos conceitos fundamentais dentro de um espaço de entendimento muito claro do que se trata para o senso comum e a do que se trata para Psicanálise. Neste artigo iremos apresentar a importância da obra de Sigmund Freud para a construção da Psicanálise e como seus estudos contribuíram com o tema e que ainda tem sua importância na sociedade pós-moderna. Temas abordados em nosso grupo de estudos: Fundamentos da Psicanálise do Centro Universitário Academia - UniAcademia. 

Palavras Chaves: Fundamentos da Psicanálise, Sigmund Freud, recalque, MalEstar na civilização, felicidade, desamparados, inconsciente e repetição.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).