Percepções da Educação no ENADE

Patrícia de Lima Paula, Mariana Geissler Guedes, Ana Taliê Dutra Lauro

Resumo


O grupo de estudos foi criado com o objetivo de proporcionar um espaço para
discussão e aprofundamento das disciplinas pedagógicas do curso de Ciências
Biológicas contidas nos parâmetros curriculares das avaliações do ENADE.
Os resultados do Enade são importantes para dar um feedback a instituição sobre a qualidade do curso com o objetivo de realizar intervenções para a melhoria do ensino. Nesse sentido o grupo de estudos referido pode ser caracterizado como uma intervenção pedagógica importante, uma vez que proporcionou a preparação dos estudantes para a avaliação através da abordagem dos temas específicos e gerais contidos nos parâmetros curriculares do ENADE além de ter proporcionado aos discentes um espaço de discussão dos estudos e pesquisas sobre a educação importantes na formação de professores.
Foram então realizados encontros quinzenais remotamente através da plataforma Microsoft Teams, em que foram discutidos e abordados, com a colaboração de profissionais de diversas áreas da educação, os temas das disciplinas pedagógicas, como Gestão Escolar, Didática Geral e Psicologia da Educação, previstos nos parâmetros curriculares do ENADE com o intuito de esclarecer e aprofundar os conhecimentos dos estudantes.


Palavras-chave: Avaliação. Grupo de estudos. Educação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).