Interfaces entre Psicoeducação e Saúde

Eduarda Novais Falcão, Simone Peron Maciel Gomes, Nicolle Carvalho Duque, Verônica Calderano Rezende, Victória Alexandre Silva de Almeida, Beatriz dos Santos Pereira

Resumo


A psicoeducação compreende uma estratégia cognitiva de cunho educacional que
tem sido amplamente utilizada na saúde e recomendada na literatura dada sua
relevância nos cuidados em saúde. O presente artigo é resultado de uma revisão
bibliográfica narrativa acerca de considerações sobre a psicoeducação e seus
benefícios e impactos na saúde. O objetivo dessa revisão é compreender e expor
os caminhos percorridos pela psicoeducação, tratando sobre como surgiu, como
pode ser estruturada e como pode ser aplicada. São abordados, adicionalmente,
alguns dos contextos em que a psicoeducação pode ser utilizada, além de sua
relação com a Terapia Cognitivo-Comportamental, com a saúde, com indivíduos e com grupos, incluindo a família. A coleta de informações aconteceu a partir da
busca por bibliografias dos bancos de dados Lilacs, Scielo, Google Acadêmico e livros sobre a temática. Os resultados apontam para a importância da
Psicoeducação na saúde dos indivíduos, bem como para seus familiares e
cuidadores, proporcionando uma participação ativa dos mesmos no processo de
tratamento. Conclui-se que a psicoeducação é uma estratégia fundamental ao
processo educacional em saúde, incluindo a saúde mental, que pode ser adaptada para vários contextos. Espera-se que este estudo estimule novos estudos na área, bem como a disseminação do conhecimento sobre essa estratégia.


Palavras-chave: Psicoeducação. Saúde. Psicologia.




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