Saúde mental do cuidador familiar de pessoas com deficiências, doenças crônicas e raras

Anielle Carneiro de Barros, Bruna Marques da Costa, Diovana Conte da Silva, Emillia Freitas de Oliveira Araújo, Beatriz dos Santos Pereira, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo elucidar questões acerca da saúde mental do cuidador familiar de forma a salientar temas como métodos de cuidado; definição de deficiências, doenças crônicas e raras; caracterização do cuidador familiar e a relação da atividade com a sobrecarga que impacta em sua saúde mental. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica a respeito dos temas abordados a fim de promover um debate a respeito da saúde mental de cuidadores. Com isso, os resultados obtidos apontam que o cuidador pode, muitas vezes, sofrer impactos negativos em sua saúde física e mental por causa das diversas atividades e cuidados que precisam atender, porém, existem estratégias capazes de reduzir sua sobrecarga e melhorar sua qualidade de vida. Assim, os resultados foram essenciais para a comprovação da necessidade em se ter uma melhora na qualidade de vida dos cuidadores familiares, bem como um apoio a ele nos diversos âmbitos de vida que o envolvem.


Palavras-chave: Saúde Mental. Cuidador Familiar. Cuidados. Saúde. Grupo de apoio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).