Em busca de sentido na pandemia: articulações entre a obra de Viktor Frankl e o contexto atual

José Roberto de Souza, Lucas Patrik de Lima Tavares, Pedro Hiago Albuquerque Ferreira, Ronald Mendes Borges, Thayson José Mendes Nunes, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


A obra de Viktor Frankl “Em busca do sentido”, a qual relata as considerações do autor – um psiquiatra judeu - acerca de sua vivência em um campo de concentração na Segunda Guerra traz importantes pontos de reflexão sobre as reações dos indivíduos quando em situações de adversidade e o caminho possível para não sucumbir – encontrar um sentido que faça valer a pena persistir. Atualmente, com a pandemia da Covid-19, a obra mostrou-se ainda mais atual, pois, por muitos meses, vivemos uma realidade de horror confinados em nossas próprias casas, num contexto marcado por uma doença grave e inédita, muitas mortes e, inclusive, pelo aumento dos casos de problemas de saúde mental e de suicídios. Assim, o presente artigo pretende realizar uma associação entre esses dois momentos históricos, ressaltando vivências emocionais parecidas nos dois contextos e apontando meios de se sair da tragédia de forma mais saudável.


Palavras-chave: Sentido. Espiritualidade. Pandemia. Suicídio. Saúde mental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).