O papel estratégico da gestão de pessoas no atual contexto organizacional

Ana Rita Guedes Soares, Bárbara Cristina A. da R. Leite, Suélen Cristina de A. Souza, Victória H. da Silva de Oliveira, Victor Miranda de Oliveira

Resumo


Em paralelo aos debates que permeiam a evolução das teorias administrativas ao longo dos anos, discute-se também o novo papel do setor de Gestão de Pessoas, em empresas contemporâneas, de modo que essa área possa atuar de maneira preventiva e não reativa. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo verificar a relevância da referida área para as organizações enquanto setor estratégico e imprescindível para o alcance dos planejamentos organizacionais. Assim, para alcançar tal propósito realizou-se uma investigação bibliográfica sobre os temas que permeiam o assunto proposto, em que se destacam autores como Porter (1989); Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010) e Chiavenato (2004). Mediante isso, após debate sobre as abordagens teóricas, constata-se que a área de Gestão de Pessoas precisa participar das decisões estratégicas das empresas, uma vez que suas decisões possuem impacto direto no alcance dos objetivos estratégicos das organizações.

Palavras-chave: Evolução. Estratégia. Gestão de Pessoas. Empresas Contemporâneas





Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).