Conversão de energia através de Energy Harvesting

Bruno Vieira Ferreira, Evandro José Pereira Pedro, Pedro Henrique Neves Alves, Tamiris Alves de Souza, Willerson Reis Vargas, Luis Guilherme da Silva Costa

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise sobre Energy Harvesting (EH) e mostra como converter fontes externas de energias presentes no meio ambiente em energia elétrica, a partir de fontes solar, vento, vibrações, campos elétricos e magnéticos e através de ondas eletromagnéticas disponíveis no ambiente, tornando-se uma fonte gratuita, sustentável e pouco poluente. Deste modo, o presente estudo faz uma abordagem a tipos específicos de EH, com o intuito da análise do potencial de geração de energia elétrica que pode ser obtida a partir de cada fonte ou através de duas destas fontes simultaneamente. Deve-se, contudo, ponderar as vantagens/desvantagens dessa possibilidade de hibridização a fim de utilizar estrategicamente os recursos, como por exemplo, eólico e solar como fontes de energia híbridas aumentando a capacidade de geração de energia elétrica.


Palavras-chave: Colheita de energia. Energia sustentável. Energia renovável. Energia Híbrida


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).