Mídia e Gastronomia: Anthony Bourdain, influencer além da vida

Júlia Pessôa Varges

Resumo


Na atualidade, as redes sociais desempenham um papel central em nossas
sociabilidades, exercendo um impacto inexorável na maneira como nos comunicamos, nos hábitos de consumo, no acesso à informação e diversas outras esferas que constituem nossa organização enquanto sociedade. Neste ínterim, o Instagram, criado em 2010, figura como um importante canal, modificando as relações sociais de tal forma a ponto de ser o principal polo para o surgimento de novos papeis sociais e econômicos, como o de influenciadores digitais. Neste trabalho, buscamos investigar a relação entre Mídia e Gastronomia, analisando como chefs de cozinha podem se tornar, por meio da mídia, influenciadores para além de sua atuação na gastronomia. Como metodologia, selecionamos posts do chef Anthony Bourdain, morto em junho
de 2018, em suas mídias sociais para um estudo de caso. À luz de teorias da
comunicação, as publicações são investigadas, na tentativa de verificar o alcance do chef como influenciador mesmo depois de sua lamentável morte. Para isso, serão mobilizados conceitos da cibercultura, da teoria das redes sociais e obras que situem a gastronomia no campo da cultura e em sua relação com a mídia.


Palavras-chaves: Gastronomia. Instagram. Influenciadores. Mídia. Bourdain


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