Gestão organizacional: temas centrais no estudo da administração brasileira

Patrícia Maia do Vale Horta, Noeme Cirdéia Vieira, Monik Martins, Pablo Bressan Zanchetta, Daniele Cristina G. Pereira

Resumo


Esse estudo teve como objetivo identificar os principais temas abordados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para o curso de Administração por entender que contempla áreas de conhecimento privilegiadas. O ENADE acontece ao final de cada ano, alternando os diferentes cursos que são ofertados no Brasil e é uma avaliação de larga escala realizada pelos estudantes concluintes dos cursos prestigiados naquele ano. O Ciclo Avaliativo do Enade define as áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano. Os concluintes do curso de Administração foram avaliados pela primeira vez em 2006, depois em 2009, 2012, 2015 e 2018. Foi possível verificar que alguns conteúdos da Administração são frequentes em todas as provas, como é o caso da Teoria Geral da Administração, e que a avaliação tem contemplado com pesos diferentes alguns conteúdos, por exemplo em 2009 a área de Gestão de Pessoas foi bem explorada, em 2012 um peso maior para a Administração Estratégica, já em 2015 a prova passa a ter um caráter mais interdisciplinar percebido na composição das questões e trouxe o Empreendedorismo como conteúdo evidenciado, em 2018 a ênfase retorna a área de Gestão de Pessoas, envolvendo assuntos comportamentais e contemporâneos, que reforçam a necessidade de discussão de relações mais humanas na sociedade e, por conseguinte, nas organizações.


Palavras-chave: ENADE. Áreas do Conhecimento. Avaliações Externas. Teorias da
Administração. Áreas Organizacionais.


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