Design e Artesanato: conexão e identidade

Júnior Maciel de Oliveira, Milena Oliveira Delfino, Patrícia de Novaes Barreto, Raquel Salgado Carneiro

Resumo


Este trabalho traz uma reflexão sobre as possíveis relações entre o design e
o fazer artesanal e, sobre as contribuições legítimas entre os diferentes campos, entendendo os limites e as possibilidades deste encontro. O artigo se desenvolveu a partir da observação e das experiências do grupo de alunos dos cursos de Design de Moda e Design de Interiores do Centro Universitário UniAcademia, integrantes do projeto de extensão, junto à Associação de artesanato Linhas de Minas, situada na comunidade rural de São José dos Lopes, distrito de Lima Duarte, Minas Gerais. O artesanato é considerado como atividade inerente ao ser humano, sendo parte da história desde os primórdios. Na atualidade, diante à sociedade de consumo massificado, observa-se a desvalorização do trabalho manual autêntico e vê-se sua substituição por objetos produzidos em larga escala, muitas vezes artesanalmente, mas com mão de obra desvalorizada, e até mesmo escravizada. Este trabalho tem como objetivo a valorização da produção artesanal através da divulgação do produto e da mão de obra, aproximando os estudantes de design das questões enfrentadas pela classe de artesã e, promovendo assim, a conscientização e o exercício da alteridade. O processo metodológico compreendeu a revisão bibliográfica, bem como
o levantamento das necessidades através de demandas específicas feitas pela coordenadora da Associação Linhas de Minas. Um estudo crítico, das possíveis contribuições dos estudantes de design e a criação de peças gráficas, com o objetivo de ampliar as ferramentas de trabalho dos alunos e os meios de comércio da associação.


Palavras-chave: Design . Artesanato. Sustentabilidade. Identidade cultural


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).