Moda e Decolonialidade: processos de transformação cultural e social a partir de uma experiência de estudo

Júnior Maciel de Oliveira, Lucas Honorato Ribeiro da Silva, Lorraine Cristina de Oliveira da Silva, Ana Carolina Silva Magliano, Gabriela dos Santos Rodrigues, Aline Marques Costa, Andrea Lomeu Portela

Resumo


Resumo: Nosso objetivo é estudar conceitos e práticas para repensar a noção de moda a partir das dinâmicas culturais brasileiras. Atentos a este contexto,observamos o vestir como instrumento ideológico de apagamento das cores de nossa multiculturalidade como mecanismo para promover modos e modas europeias à parâmetro de civilidade. Para tanto, percorremos estudos que tratam dos trajes dos povos originários ou traços culturais de nossa ancestralidade que resistem em nossas memórias, gostos e histórias. Por isso, encontramos no conceito de decolonialidade, nossas próprias experiências conectadas a outros protagonismos que redesenham a moda intermediados pelas redes sociais.


Palavras-chaves: Povos originários. Decolonialidade. Moda. Protagonismos em
rede


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).