Noções sobre os fundamentos téoricos da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Resumo
A Terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma modalidade terapêutica
fundamentada na ciência comportamental contextual (CBS). De acordo com o modelo de flexibilidade psicológica, a ACT pode ser considerada uma prática de intervenção integral do indivíduo, mostrando-se efetiva, por meio de produção de evidências. De acordo com perspectiva o sofrimento humano é decorrente de relações sócio-verbais entre o sujeito e seu mundo. Esse trabalho tem por objetivo apresentar as noções sobre fundamentos teóricos da ACT: o contexutalismo funcional e a Teoria das Molduras Relacionais (RFT). Foi possível identificar o controle verbal sobre o
comportamento pode ser estabelecido e a importância do raciocínio analíticofuncional. Foi possível observar as bases das intervenções experienciais da ACT direcionadas para o aumento da sensibilidade as contingências, ampliação de repertório comportamental e diminuição da governança verbal.
Palavras-chave: Terapia de Aceitação e Compromisso. Contexutalismo Funcional. Teoria das Molduras Relacionais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).