Gestão das emoções e comuncação assertiva como etapas do desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho

Luísa Torres Americano, Luana de Carvalho Barbosa, Luana Santos Marçal, Tainara Marchiori dos Santos Pereira, Vânia Lúcia Pereira de Andrade

Resumo


Competências emocionais têm sido demandadas pelo mercado de trabalho devido à influência positiva que exercem no desempenho profissional. Esta pesquisa exploratória, quantitativa e aplicada teve como objetivo oportunizar a possibilidade de desenvolvimento inicial de competências emocionais que favoreçam a gestão do estresse de forma produtiva em ambientes de trabalho. Para atingir o objetivo proposto percorreu-se as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação de reação, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2006). Foram desenvolvidos, em plataformadigital, oito workshops abarcando os temas gestão de emoções e comunicação assertiva no trabalho. Os workshops com duas horas de duração contaram com 149 participantes e com seis facilitadoras, estudantes de psicologia. 44% dos participantes responderam a avaliação de reação. As respostas foram favoráveis em relação a atuação das facilitadoras, à organização e à avaliação geral dos workshops. O formato de workshops pareceu favorecer a compreensão de temas como a gestão das emoções e a comunicação assertiva no trabalho, além de configurar-se como um espaço de escuta para aspectos relacionados à inteligência emocional. O investimento em espaços virtuais ou presenciais apontam para a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de competências emocionais aplicáveis no contexto laboral para jovens e trabalhadores. O desenvolvimento destas competências pode facilitar o processo relacional e contribuir para uma gestão produtiva do estresse na carreira profissional.

Palavras-chaves: Competênia emocional. Inteligência emocional. Gestão das emoções. Comunicação Assertiva. Estresse.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).