Gestão das emoções e comuncação assertiva como etapas do desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho
Resumo
Competências emocionais têm sido demandadas pelo mercado de trabalho devido à influência positiva que exercem no desempenho profissional. Esta pesquisa exploratória, quantitativa e aplicada teve como objetivo oportunizar a possibilidade de desenvolvimento inicial de competências emocionais que favoreçam a gestão do estresse de forma produtiva em ambientes de trabalho. Para atingir o objetivo proposto percorreu-se as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação de reação, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2006). Foram desenvolvidos, em plataformadigital, oito workshops abarcando os temas gestão de emoções e comunicação assertiva no trabalho. Os workshops com duas horas de duração contaram com 149 participantes e com seis facilitadoras, estudantes de psicologia. 44% dos participantes responderam a avaliação de reação. As respostas foram favoráveis em relação a atuação das facilitadoras, à organização e à avaliação geral dos workshops. O formato de workshops pareceu favorecer a compreensão de temas como a gestão das emoções e a comunicação assertiva no trabalho, além de configurar-se como um espaço de escuta para aspectos relacionados à inteligência emocional. O investimento em espaços virtuais ou presenciais apontam para a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de competências emocionais aplicáveis no contexto laboral para jovens e trabalhadores. O desenvolvimento destas competências pode facilitar o processo relacional e contribuir para uma gestão produtiva do estresse na carreira profissional.
Palavras-chaves: Competênia emocional. Inteligência emocional. Gestão das emoções. Comunicação Assertiva. Estresse.
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