A mantiqueira de minas e seus múltiplos Terroir: a produção do azeite, do café, do queijo e do vinho

Adriana Silva de Oliveira, Álvaro Machado Filho, Gerivaldo Francisco Teixeira Júnior, Luiza Coury Bernardes, Mariana da Silva Spagnol, Pedro Antônio de Castro Atala Alves, Reginaldo Fernando Carneiro, Marco Antônio Ferreira de Morais

Resumo


Tivemos como objetivo, neste artigo, desenvolver um estudo que contemple
reflexões sobre as práticas no campo da agricultura na Mantiqueira de Minas e, em específico, no Sul de Minas Gerais, com vistas ao reconhecimento do terroir, das múltiplas territorialidades e seus produtos que resultam em uma identidade local. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo em que discutimos sobre o azeite, o café, o queijo e o vinho. As discussões evidenciaram a importância da Indicação Geográfica Mantiqueira de Minas para a produção desses produtos em que fica claro as especificidades do terroir que dá características especiais a eles, destacando que a mão do homem é fundamental nessa produção. Pode-se conhecer também sobre a produção do azeite, do café, do queijo e do vinho no Sul de Minas, identificar as cidades que cultivam esses produtos e perceber que tem se elaborado produtos de qualidade e com tecnologias avançadas como, por exemplo, a colheita de inverno.


Palavras-chave: Azeite. Café. Queijo. Vinho. Mantiqueira de Minas


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).